sexta-feira, 17 de março de 2017

Entrevista Professor Éder, Artes

Entrevistamos o professor Éder de Artes do 2° e 3° ano, por escolha dele, gravamos apenas audio, e postaremos aqui por escrito tudo o que foi falado.

Aluno: Professor qual a importância do projeto do Romantismo na sua opinião?
Professor Éder: Eu acho que ele vem desvendar e ajudar os alunos a compreender que o conhecimento que ele adquire aqui deve ser trabalhado na sua vida cotidiana, ou seja, na hora que ele está produzindo uma música, na hora que ele está declamando um poema, ele tem que observar que aquilo tem toda uma estrutura por trás, uma estrutura que você aprende aonde ? Na escola, e que essa estrutura ele tem que levar pra onde? Pra vida dele. Então o romantismo vem desvendar esses mistério "Do que que eu vou fazer com a literatura ?" "O que eu vou fazer com artes ?"
Aluno: O que o senhor mais gosta no trabalho do Romantismo?
Professor Éder: No caso, no aspecto eu vou pegar a minha linha que são os quadros. A pintura romântica ela revela muito do íntimo, e muito da época, do final do século XVIII ate o final do século XIX, como a população, como as pessoas viam esse mundo, mas viam de uma forma sentimental, os quadros mostram as expressões com os sinais de esperança, desespero, lamentações, devoções, que são propriamente humanas. Acho que e o contato mais específico que o romântico vem nos ensinar é justamente se tornar humano, hoje a gente não fala sobre a humanidade, ser mais nobre, mais humano com o próximo, isso o romantismo conseguiu trazer e expressar de forma sublime.
Aluno: Qual a relação do projeto com a sua disciplina?
Professor:Varias relações. Eu vou desde da literatura, eu posso transformar em algo imaginário, em algo concreto, posso dar vida por exemplo a um poema romântico pintando uma tela, eu posso fazer uma escultura que remeta ao romantismo. Então a relação com a minha disciplina é enorme, não tem parâmetro, tanto é que se você olhar seu livro, é a matéria com maior conteúdo. Até porque ela revela justamente aquela vontade do romântico viver a fraternidade, viver a igualdade, viver a liberdade, que a gente até hoje sonha em estar vivendo.
Perguntamos suas expectativas com  projeto neste ano, e o professor respondeu que não tinha como responder a perguntar pois era a primeira vez que ele estava lidando com um projeto tão grande e que envolvia tantas disciplinas, mas que ele espera que o projeto cumpra realmente o papel do qual ele foi desenvolvido, que seria mostrar pro aluno que o conhecimento construído ele é aplicado na vida dele e que ele serve pra ajudar, levar o aluno á reflexão.



Um comentário: